Início » Soluções Logísticas » Niveladoras de Docas » Niveladoras de Docas embutida Eletro Hidráulica » Manuseio e Uso das Niveladoras Valcom
Manuseio e Uso das Niveladoras Valcom
O manuseio da niveladoras de docas Valcom deve ser confiado a pessoal treinado, como os operadores de guindaste e de empilhadeiras.
As medidas de segurança devem ser tomadas para garantir a estabilidade da máquina e do material durante o seu manuseio e uso.
O amarramento do material da niveladora deve ser bem-feito, a fim de evitar que ele deslize ou caia.
Se o operador for incapaz de manter-se no caminho durante o manuseio do produto, outra pessoa deve ser colocada ao lado. Isso para ajudar a fornecer a condição necessária para elevar materiais e o perfeito balanceamento do produto.
Desde que a niveladora seja movida sem embalagem, a elevação e a movimentação devem ser feitas cuidadosamente.
O equipamento de elevação deve ser submetido à inspeção e às manutenções periódicas da niveladora.
Elevação do material da Porta Niveladora
Os meios permitidos para elevar o material são: guindaste e guindaste de tanca.
As pessoas permitidas a efetuar a movimentação são os operadores de guindaste e empilhadeiras.
É proibido usar equipamentos de movimentação que possam causar danos ao sistema hidráulico (unidade de controle, válvulas, cilindros e tubos).
A carga deve ser perfeitamente balanceada quando transportada.
A amarração do material deve ser feita de acordo com as orientações do manual, usando uma corrente com 2,5m de comprimento, com 4 mosquetões para afixar o guindaste.
Veja mais instruções do manuseio da Niveladora
Antes de usar o guindaste para uso da niveladora, é necessário verificar se o equipamento está em ordem, assim como os interruptores de limite (limit switches). Isso porque o material não deve balançar durante as operações.
Não deve-se passar em pontos de trabalho quando o material for deslocado, a menos que isso seja estritamente necessário. Neste caso, as áreas devem ser evacuadas.
O guindaste com material não deve ser suspenso. Ele deve ser amarrado, usando uma corrente com 2,5m de comprimento, com 4 mosquetões que serão afixados ao guindaste.
O manuseio do material deve ser realizado com cuidado, considerando que as mercadorias estejam sem embalagem
O tamanho e o peso da niveladoras de docas Valcom estão nas instruções de instalação.
Uso das niveladoras quanto a segurança
É de fundamental importância, por motivos de segurança, usar a niveladoras de docas exclusivamente com o caminhão já posicionado na doca. Ele deve estar bem pressionado contra os batentes de borracha.
O caminhão deve estar desocupado e com freio de estacionamento acionado.
As niveladoras de docas não devem exceder a capacidade estabelecida, assim como as empilhadeiras e outros meios que transitam na doca.
Deve-se, ainda, manter a velocidade de caminhada do operador (2,4 Km/h). O material de carga deve ser equilibrado e estável nos garfos.
Deve-se evitar frenagens e acelerações repentinas, bem como movimentos rápidos de elevação e descida do material.
É importante saber que o botão de emergência do painel de controle para imediatamente o movimento da niveladora. Quando o botão for pressionado novamente, a niveladoras de docas deve permanecer parada na posição em que se encontrava.
Para maior segurança na operação e uso das niveladoras, durante a operação da niveladoras de docas, o operador deve estar em uma posição que lhe permita ter uma visibilidade completa e direta dos movimentos.
O pessoal deve ser devidamente informado sobre outros riscos que podem ocorrer e não deve ter permissão para aproximar-se da niveladoras de docas enquanto ela estiver em movimento.
A niveladoras de docas Valcom está equipada com painéis laterais deslizantes, que impedem o risco de corte e esmagamento.
O circuito hidráulico é fornecido com válvula de segurança que impede a mesa de cair do veículo em caso de partida repentina.
Para segurança total da operação, somente um operador profissional pode usar a niveladoras de docas Valcom.
As operações de carga e descarga devem ser realizadas de acordo com os regulamentos estabelecidos pelo comprador para a segurança pessoal.
Uso de dispositivos de parada
Os movimentos da niveladoras de doca são parados por um botão de emergência vermelho localizado no painel de controle e identificado por uma etiqueta amarela escrito EMERGENCY-STOP sob o botão.
O botão de emergência pode ser descrito como tipo intermitente (operador morto) que pode parar a movimentação da niveladora imediatamente.
Uma vez que o botão é pressionado, ele corta o fornecimento de energia, que pode ser restaurado através do botão OS1, ao painel.
A niveladoras de docas está equipada com painéis laterais deslizantes (saias), que impedem o risco de corte e esmagamento.
Outros riscos podem ser evitados avisando o pessoal para não ficar muito perto da niveladoras de docas enquanto ele estiver em movimento.
O circuito hidráulico, que movimenta a niveladoras de docas, está equipado com uma válvula de segurança que impede que a mesa caia em caso de deslocamento inesperado do caminhão.
Para obter a fundação necessária para posicionar a niveladoras de docas com estrutura, deve-se levar em conta as seguintes instruções:
- As dimensões indicadas, com limite de tolerância de - 0 + 10, devem ser mantidas;
- A esquadria das cantoneiras de aço também deve ser mantida;
- O paralelismo das cantoneiras pode ser conferido através da medição das diagonais, que deverá ser igual;
- A traseira do fosso, faceando em direção à doca, deve ser feita 20mm atrás da linha das cantoneiras posicionadas acima;
- As laterais do fosso escavado devem ser as mais perpendiculares possíveis;
- O fundo do fosso escavado deve ser mais largo que o retângulo formado pelas cantoneiras posicionadas acima, a fim de permitir que a niveladora possa ser facilmente posicionada dentro;
- O duto para cabos elétricos de 100mm deve partir da parede traseira do fosso;
- Os perfis verticais e horizontais devem estar bem nivelados com a niveladora para que não interfiram com o movimento de subida/descida da plataforma.
Posicionamento da niveladoras de docas com estrutura:
De acordo com as normas técnicas e de segurança, a instalação da porta niveladoras de docas deve ser feita por pessoa especializada e hábil.
Por isso, o profissional deve ser informado sobre a totalidade do trabalho, para que a instalação seja executada em conformidade.
Antes de iniciar a montagem da niveladoras de docas, é importante verificar se ambas as dimensões do fosso e das cantoneiras estão corretas. Isso tudo conforme o manual.
Veja as principais instruções de uso da niveladora:
- Verifique o retangulismo das cantoneiras através da medição das diagonais que deverão ser iguais;
- Nivele a niveladora no fosso através de um suporte posicionado abaixo da sua estrutura;
- Os suportes são quatro: um nó tubular frontal, um na articulação do cilindro de elevação, e outro na parte frontal da estrutura. A altura destes suportes deve ser entre 10-15 mm;
- Solde os suportes, uns aos outros, diretamente à estrutura;
- Posicione a niveladora no fosso, empurrando-a diretamente para a traseira. Esta posição levanta a plataforma com auxílio de munck ou empilhadeira, acionando as duas travas de segurança (vermelhas) posicionadas nas laterais da mesa, apoiando a niveladora no PIT. Isso facilitará a soldagem com a cantoneira traseira;
- Prenda a niveladora ao fosso com 10 buchas de fixação expansíveis (a estrutura já vem com 10 furos);
- Solde a borda superior da estrutura ao perfil inferior;
- Solde a borda inferior do tubular frontal ao perfil posicionado na parte frontal;
- Quando posicionar a niveladora, coloque os fios que conectam a unidade com a niveladoras de docas;
- A porta deve ser posicionada de acordo com as normas de segurança e controle hidráulico ao painel elétrico dentro do duto de 100mm. O comprimento e a espessura não devem interferir em rotas de fuga.
Quanto ao funcionamento das portas guilhotinas
- O manuseio da niveladora deve ser conduzido por pessoal especializado, usando-se guindastes;
- Antes disso, porém, a máquina precisa estar em boa ordem e com freios e interruptores de limite funcionando corretamente;
- Antes de iniciar a elevação e a movimentação, é importante verificar se os ilhós da mesa estão bem apertados;
- É necessário o perfeito balanceamento para a correta movimentação da mercadoria;
- Os comandos do operador do guindaste devem ser dados por uma pessoa encarregada especificamente para coordenar a manipulação;
- O acorrentamento do material deve ter quatro correntes, com comprimento mínimo de 2,5 metros e mosquetões, que serão enganchados no guindaste;
- Desacorrente a niveladora somente quando esta estiver seguramente posicionada no fosso.
Manuseio da Niveladora
O amarramento do material deve ser bem-feito, por pessoal treinado, a fim de evitar que ele deslize ou mesmo caia.
Se o operador for incapaz de manter-se no caminho durante o manuseio do produto, outra pessoa deve ser colocada ao lado para ajudar a fornecer a condição necessária para elevar materiais e o perfeito balanceamento do produto.
Desde que a niveladora é movida sem embalagem, a elevação e a movimentação devem ser feitas cuidadosamente.
O equipamento de elevação deve ser submetido à inspeção e manutenção periódicas.
Instruções para início de operação da porta niveladora
- Livre-se de todos os elementos que interfiram com as niveladoras de docas: cordas, fios, pedaços de madeiras colocadas anteriormente para proteger as pegas e verificar se os tubos do circuito hidráulico e outros equipamentos não foram danificados durante o transporte;
- Em caso de niveladoras de docas com estrutura, é necessário desapertar os parafusos de travamento que ficam entre a pestana e a estrutura;
- A posição do painel de controle elétrico deve permitir que o operador tenha uma visibilidade completa das niveladoras de docas para operar em completa segurança;
- Conecte os conectores para o painel elétrico. Teste o funcionamento, a fim de verificar se existem bolhas de ar no circuito hidráulico;
- As niveladoras de docas são geralmente fornecidas com o tanque de óleo já abastecido;
- Verifique se ambas a mesa e a pestana podem mover-se sem interferência;
- No caso do motor da bomba ter sido conectado com rotação no sentido errado, o que pode ser detectado pelo barulho produzido, interrompa o fornecimento de energia e ajuste a conexão;
- Para esta operação, os técnicos do comprador devem estar presentes para ajudar a identificar a linha de energia e verificar o grupo de carte;
- Verifique a amperagem do motor da bomba de acordo com o valor indicado na chapa;
- Antes de iniciar o teste elétrico é de grande importância certifique-se de que o fio terra do conector elétrico do painel de abastecimento esteja corretamente aterrado.