Início » Soluções Logísticas » Niveladoras de Docas » Niveladoras de Docas embutida Eletro Hidráulica » Instalação e Manutenção das Niveladoras de Docas
Instalação e Manutenção das Niveladoras de Docas
A niveladora embutida de docas Valcom é desenvolvida para uso na área de carga e descarga em armazéns e demais setores corporativos. Ela tem por objetivo criar uma ponte entre o vão e nivelar a altura entre o piso e a superfície do caminhão.
As niveladoras Valcom permitem ainda o trânsito de empilhadeiras ou outros dispositivos usados na elevação de material em uma empresa, facilitando o transporte e movimentação de produtos.
As niveladoras de docas são fabricadas de acordo com as normas técnicas de montagem e instalação da Valcom e elas devem ser respeitadas.
Devido às especificidades da niveladora, a sua instalação e manutenção devem ser feitas por equipe qualificada. Isso porque, somente profissionais especializados e devidamente treinados podem executar as intervenções necessárias contidas nas instruções do manual.
A equipe técnica que irá manusear o produto também deve estar adequadamente equipada para operar a niveladora embutida de doca em absoluta condição de segurança.
Após a instalação e uso, a manutenção preventiva pode resolver anomalias da niveladora. Ela deverá ser programada de acordo com a norma EN 292.2 ART 5.5.1.
Isso porque a instalação da niveladoras de docas, bem como a sua manutenção e uso, deve estar em conformidade com as normas europeias sobre segurança quanto ao uso do produto.
Instruções para início de operação das niveladoras
Para iniciar a instalação e uso da niveladora Valcom, é importante ficar atento para alguns procedimentos importantes.
O primeiro deles é se livrar de todos os elementos que interfiram no funcionamento da niveladora, como cordas, fios e pedaços de madeiras, comumente colocados anteriormente para proteção.
É importante, ainda, verificar se os itens do circuito hidráulico e outros equipamentos não foram danificados durante o transporte.
Para as niveladoras de docas com estrutura, é necessário desapertar os parafusos de travamento entre a pestana e a estrutura antes da sua instalação.
A posição do painel de controle elétrico deve permitir que o operador tenha uma visibilidade completa da niveladoras de docas para operar em completa segurança.
Os conectores para o painel elétrico devem ser montados. E só então deve-se iniciar o teste para o funcionamento, a fim de verificar se existem bolhas de ar no circuito hidráulico.
Atenção: as niveladoras de docas Valcom são fornecidas aos clientes, com o tanque de óleo já abastecido.
É também importante verificar se a mesa e a pestana podem mover-se sem interferência.
No caso do motor da bomba ter sido conectado com rotação no sentido errado, um barulho pode ser detectado durante a sua operação. O fornecimento de energia deve ser interrompido imediatamente para ajustar a conexão.
Para esta operação, os técnicos do comprador da niveladora Valcom devem estar presentes para ajudar a identificar a linha de energia.
Além disso, deve-se verificar o grupo de carte e a amperagem do motor da bomba, de acordo com o valor indicado na chapa.
Antes de iniciar o teste elétrico, é de grande importância certificar-se de que o fio terra do conector elétrico do painel de abastecimento esteja corretamente aterrado.
Ferramentas especiais para instalação da niveladora:
Não são necessárias ferramentas especiais para a operação de instalação das niveladoras de docas Valcom.
As seguintes ferramentas normais de trabalho são suficientes para efetuar o inicio de operação:
- Caixa de ferramentas com chaves, chaves de fenda, alicates, martelos, entre outros;
- Ferramentas de eletricista completas e multímetro;
- Ferramentas de segurança, óculos, capacetes, luvas de proteção contra cortes e arranhões, além de calçados de segurança;
- Para a parte elétrica, um testador e amperímetro são suficientes.
- Ferramentas de segurança, óculos, capacetes, luvas de proteção contra cortes e arranhões, além de calçados de segurança;
Não são necessárias ferramentas especiais para a operação de instalação das niveladoras de docas Valcom.
As seguintes ferramentas normais de trabalho são suficientes para efetuar o inicio de operação:
Mais indicações sobre o manuseio dos controles e luzes de sinalização estão previstas no manual.
Guia de operação e testes após a instalação da niveladora:
É preciso sempre verificar, antes mesmo de atracar um caminhão, se há compatibilidade entre a largura da pestana e a superfície do caminhão.
Uma vez que a mesa já esteja completamente desobstruída, a niveladora de doca aberta e o caminhão corretamente posicionado contra os batentes traseiros com as portas abertas, pode-se dar início à operação.
Atenção para detalhes durante o funcionamento da niveladora:
- Durante as fases de operação, se o botão de emergência for pressionado, as niveladoras de docas irão parar imediatamente;
- O caminhão deve estar desocupado e com freio de estacionamento acionado;
- É de fundamental importância, por motivos de segurança, que as niveladoras de docas sejam usada exclusivamente com o caminhão já posicionado na doca. E estar bem pressionado contra os batentes de borracha.
Veja como operar as niveladoras de docas Valcom:
- Pressione o botão ON/OFF até tornar-se verde;
- Mantenha-o pressionado até as niveladoras de docas cheguem a seu ponto mais alto e a pestana estiver completamente alinhada com a mesa;
- Durante esta manobra, o motor é operacional e as luzes estarão acesas. Então a operação de carga e descarga pode prosseguir;
- Depois disso, a niveladora deve retornar a sua posição de descanso;
- Pressione, então, o botão e mantenha-o pressionado até que a pestana destaque-se da superfície do caminhão;
- Durante essa fase, o motor estará funcionando, assim como as luzes de sinalização. Antes de a mesa atingir seu ponto mais alto, libere o botão;
- O motor vai parar e então a mesa começará a descer. A pestana irá girar na posição de repouso. As luzes ficarão ligadas ainda por 30 segundos, porque as válvulas ainda estarão trabalhando até a desativação completa;
- Uma vez que a niveladora estiver na posição de repouso, o caminhão poderá sair.
Uso de dispositivos de parada das niveladoras de docas:
- Os movimentos da niveladora são parados por um botão de emergência vermelho, localizado no painel de controle e identificado por uma etiqueta amarela escrito EMERGENCY-STOP sob o botão;
- O botão de emergência pode ser descrito como tipo intermitente (operador morto) que pode parar a movimentação da niveladora imediatamente;
- Uma vez que o botão é pressionado, ele corta o fornecimento de energia, que pode ser restaurado através do botão OS1, no painel.
Inspeção de rotina da niveladora:
- Verificar o funcionamento do botão de emergência;
- Verificar o funcionamento das proteções laterais;
- Verificar o estado e a eficiência das articulações da mesa e pestana;
- Verificar o estado dos batentes;
- Verificar o funcionamento das luzes de sinalização.
Prevenção contra incêndio para uso da niveladora:
- Não é necessária a prevenção de incêndios em áreas onde as niveladoras de docas são montadas.
- Em caso de incêndio, este deve ser combatido por meio de substâncias próprias utilizadas para sistemas elétricos, que devem ser sempre mantidos disponíveis.
- Em caso de sobrecarga contínua de energia (OVL), verifique o valor de absorção do motor e veja se está em conformidade com o valor declarado na placa.
- A variação em amperes deve manter-se dentro de + 10% do valor declarado na placa.
- Em vez disso, em caso de queda de tensão contínua (PHA), deve-se verificar a tensão de alimentação do painel elétrico com um voltímetro.
- Lembrando que, de acordo com as normas técnicas de segurança, as intervenções nas anomalias devem ser realizadas por pessoal especializado e qualificado.
As seguintes ferramentas normais de trabalho são suficientes para efetuar o início de operação:
Os movimentos da mesa e da pestana durante a fase de posicionamento na doca podem causar perigo para os operadores. Para reduzir os riscos de acidentes, as seguintes medidas foram tomadas:
- Os movimentos da mesa e da pestana não são realizados automaticamente, mas controlados passo a passo por um operador;
- Os controles são pressionados para operações, mas no caso de liberação, os movimentos param imediatamente;
- A distância entre o painel de controle e os movimentos de risco foi estabelecida a fim de salvaguardar o operador;
- O painel de controle deve ser colocado de forma a permitir a visibilidade completa do operador as niveladoras de docas;
- O painel de controle tem um botão de emergência intermitente que para as niveladoras de docas imediatamente;
- As niveladoras de docas estão equipadas com painéis laterais deslizantes (saias), que impedem o risco de corte e esmagamento
- Outros riscos podem ser evitados avisando o pessoal para não ficar muito perto das niveladoras de docas enquanto ele estiver em movimento;
- A perda repentina de energia elétrica interrompe o movimento de imediato;
- O circuito hidráulico, que movimenta as niveladoras de docas, é equipado com uma válvula de segurança que impede que a mesa caia em caso de deslocamento inesperado do caminhão.
Inspeção trimestral da niveladora:
- Realizar o teste de ruído dos rolamentos da motobomba;
- Detectar possíveis vazamentos de óleo do circuito hidráulico;
- Verificar o estado e a eficiência das mangueiras de instalações hidráulicas;
- Verificar a eficiência de recalque na bomba de óleo;
- Verificar o status de pontos de articulação dos cilindros hidráulicos;
- Verificar o nível de ruído total do equipamento.
As ferramentas normais de trabalho são suficientes para efetuar o início de operação.
Veja quais ferramentas deve ser utilizadas:
- Caixa de ferramentas com chaves, chaves de fenda, alicates, martelos, entre outros;
- Ferramentas de eletricista completas e multímetro;
- Ferramentas de segurança, óculos, capacetes, luvas de proteção contra cortes e arranhões, calçados de segurança.
Plano de Manutenção Preventiva
Manutenção semanal da niveladora:
- Limpeza a escovamento das articulações da pestana.
Manutenção mensal da niveladora:
- Engraxar as articulações da mesa e da pestana com graxa;
- Verificar o aperto dos parafusos das proteções laterais e, em seguida, verificar o funcionamento;
- Limpar e escovar o lábio;
- Realizar o teste do funcionamento da pestana entre um ciclo de limpeza e outro;
- Limpar a placa de identificação.
Manutenção trimestral da niveladora:
- Limpar o fosso da niveladora;
- Testar o funcionamento da niveladora de docas entre um ciclo de limpeza e outro;
- Engraxar as articulações dos cilindros hidráulicos;
- Engraxar as hastes dos cilindros hidráulicos;
- Verificar o nível de óleo no reservatório.
Manutenção anual da niveladora:
- Reapertar todas as juntas das mangueiras do circuito hidráulico;
- Verificar e apertar todas as porcas e parafusos do nivelador de cais;
- Reapertar todos os grampos de fixação da niveladora;
- Verificar e apertar todos os grampos da articulação do cilindro de elevação;
- Verificar todos os elementos de segurança das instalações hidráulicas (válvula de segurança que impede a queda da mesa em caso de partida repentina do caminhão).
Manutenção trimestral do sistema elétrico da niveladora:
- Verificar e testar o aterramento.
Manutenção anual do sistema elétrico da niveladora:
- Verificar os cabos e fixação do motor e conexões da eletroválvula;
- Verificar a amperagem da motobomba;
- Verificar o estado e a eficiência do botão de emergência.
Instruções de lubrificação da niveladora:
Mensal
- Engraxar as articulações da mesa e pestana
Trimestral
- Engraxar as articulações dos cilindros hidráulicos.
- Engraxar as hastes dos cilindros hidráulicos.
Revisão do sistema hidráulico
- Verificar, a cada três meses, o nível de óleo reservatório da unidade de controle hidráulico;
- Substituir o óleo a cada 12 a 15 meses.
ATENÇÃO: o óleo hidráulico para ser usado deve ter as seguintes especificações:
ISO 6743 Tipo HM
FZG (DIN 51354) estágio 11
DIN 51524 parte 2° categoria HLP
Densidade a 20°c
Viscosidade a 40°C
Viscosidade a 100°c
índice de viscosidade Congelamento
A quantidade de óleo para reposição é de aproximadamente 5 litros.
O líquido hidráulico deve ser sempre novo e filtrado. Nunca misture diferentes tipos ou marcas de óleo, o que poderia causar a sedimentação de substâncias que podem prejudicar o funcionamento da instalação.
Os resíduos de óleo devem ser eliminados de acordo com os regulamentos locais.
Em caso de derramamento acidental de fluido hidráulico, cubra com serragem antes de jogar nos recipientes adequados para resíduos de petróleo.